Chelsea, Liverpool, Manchester City e Barcelona estão entre os clubes que ainda têm muito pela frente na última jornada da fase da Liga dos Campeões.
O Arsenal é o único time invicto na competição, com a vitória por 3 a 1 sobre o Inter, na terça-feira, garantindo a classificação entre os dois primeiros na fase do campeonato para a equipe de Mikel Arteta.
Mas um conjunto intrigante de resultados na quarta-feira significa que haverá muito o que jogar na rodada final da fase da liga na próxima semana.
O cabeceamento de Moises Caicedo no segundo tempo ajudou o Chelsea a superar o Pafos com uma vitória por 1 a 0, enquanto Liverpool e Newcastle, outros clubes da Premier League, também venceram o Marselha e o PSV Eindhoven.
Noutro lugar, o Barcelona passou por uma primeira parte confusa no terreno do Slavia Praga, registando uma vitória por 4-2 e ficando a poucos passos de um lugar entre os oito primeiros.
Antes da rodada final da fase do campeonato, aqui está a situação e as permutações para os clubes que buscam avançar para a próxima fase da competição.
Como funciona o formato das fases da Liga dos Campeões?
Obtenha sua dose de futebol
Não quer perder as maiores histórias de futebol da semana? Metrô boletim informativo exclusivo de futebol, In The Mixer, é o seu guia essencial.
Desde os últimos rumores de transferências e movimentos gerenciais até análises dos maiores jogos e muito mais, nossos especialistas ajudam você.
Inscreva-se aqui, é uma meta aberta.
A partir da época passada, a tradicional fase de grupos de 32 equipas da Liga dos Campeões foi substituída por uma fase de liga com 36 clubes, o que tem sido comummente referido como o “modelo suíço”.
Em vez de defrontar três equipas duas vezes, cada equipa foi sorteada contra oito adversários diferentes – dois de cada um dos quatro potes de cabeças-de-série. Cada equipe jogará quatro jogos em casa e quatro fora.
Os resultados determinarão onde todas as 36 equipes terminarão em uma grande tabela classificativa. Aqueles que terminarem nas posições de um a oito garantem qualificação direta para as oitavas de final.
Clubes classificados nove a 24 entrar em um disputa de mata-mataonde a vitória garantirá vaga nas oitavas de final. Equipes em posições 25 a 36 são eliminados da competição.
O que o Chelsea precisa para se classificar para a fase eliminatória da Liga dos Campeões?
Chelsea foram obrigados a trabalhar em casa contra o Pafos, mas encontraram uma vitória no segundo tempo que deixou o resultado entre os oito primeiros em suas mãos antes da semana final.
Os Blues estão atualmente em oitavo lugar, mas com um saldo de gols superior a uma série de clubes – incluindo Barcelona, City e Atlético de Madrid – que se sentam logo abaixo deles na mesa, mas nos mesmos pontos.
A equipa de Liam Rosenior enfrenta uma viagem difícil de realizar Nápoles em seu último jogo da fase do campeonato e já garantiu sua vaga na fase eliminatória.
Mas se vencer e melhorar os resultados das equipes abaixo deles, o Chelsea manterá a posição entre os oito primeiros e passará automaticamente para as oitavas de final.
O que o Liverpool precisa para se classificar para a fase eliminatória da Liga dos Campeões?
Uma impressionante vitória fora de casa por 3-0 em Marselha significa que a equipa de Arne Slot está numa posição vantajosa rumo à última jornada.
Os Reds estão atualmente em quarto lugar e com 15 pontos, o que significa que uma vitória em casa sobre o Qarabag na próxima semana será suficiente para garantir um lugar entre os oito primeiros pela segunda temporada consecutiva.
Muito provavelmente, um empate também deve ser suficiente para garantir uma posição entre os oito primeiros.
O que o Man City precisa para se classificar para a fase eliminatória da Liga dos Campeões?
Uma derrota fora de casa por 3-1 na Noruega, frente ao Bodo/Glimt, prejudicou as hipóteses do City de terminar entre os oito primeiros.
A equipe de Pep Guardiola já está na fase de mata-mata, mas precisará de resultados para avançar na última rodada se quiser passar para os oito primeiros.
Cidade, que hospeda Galatasaray próxima quarta-feira, têm o mesmo número de pontos que o Chelsea, oitavo, mas têm uma diferença de golos inferior aos Blues, bem como ao Barcelona e ao Sporting Lisboa, que estão em nono e décimo, respetivamente.
O que o Barcelona precisa para se classificar para a fase eliminatória da Liga dos Campeões?
Uma vitória por 4 a 2 fora de casa contra o Slavia Praga garantiu a vaga do Barça nas oitavas de final, mas os gigantes catalães estão ansiosos para passar para os oito primeiros.
A equipe de Hansi Flick está atualmente em nono lugar e é anfitriã Copenhague na semana final, mas precisará vencer e receber um favor dos times acima deles se quiser subir para os oito primeiros e se classificar direto para as oitavas de final.
Quem mais poderia se qualificar?
Tottenham e Newcastle United estão atualmente entre as oito primeiras posições, mas enfrentam jogos complicados fora de casa contra o Eintracht Frankfurt e o Paris Saint-Germain, respectivamente.
Vença-os e eles devem garantir uma vaga entre os oito primeiros, mas a perda de pontos corre o risco de arrastá-los para uma partida eliminatória no final de fevereiro.
Esportivo e Atlético de Madri também poderia saltar para os oito primeiros, enquanto um trio de clubes italianos – Atalanta, Inter e Juve – também pode causar uma surpresa.
Descendo em direção ao 24º lugar, Qarabag buscará chegar às eliminatórias pela primeira vez na história do clube, enquanto Nápolesque atualmente está em 25º lugar, precisará de um resultado positivo contra o Chelsea para evitar uma decepcionante eliminação na fase do campeonato.
Quando são as eliminatórias da Liga dos Campeões
Fase eliminatória da Liga dos Campeões
Play-offs da fase eliminatória: 17/18 e 24/25 de fevereiro de 2026
Rodadas de 16: 11/10 e 17/18 de março de 2026
Quartas de final: 7/8 e 14/15 de abril de 2026
Meias-finais: 28/29 de abril e 5/6 de maio de 2026
Final: 30 de maio de 2026
Para mais histórias como essa, confira nossa página de esportes.
Siga Metro Sport para obter as últimas notícias sobre
Facebook, Twitter e Instagram.
MAIS: Man Utd é incentivado a contratar uma estrela ‘perfeita’ de £ 87 milhões à frente do Arsenal e do Chelsea para substituir Bruno Fernandes
MAIS: Por que o Chelsea não tentou contratar novamente Marc Guehi com o alvo do Arsenal perseguido
MAIS: José Mourinho critica ‘treinadores que nada fizeram’ em cargos importantes